COMO PAIS E PROFESSORES PODEM TRABALHAR A LEITURA DAS CRIANÇAS

Ler é apropriar-se do mundo que nos cerca, seguindo este princípio, desde do ventre materno podemos ter contato com os pequenos, conversando , cantando...e após o nascimento estimulando o bebê com conversas , falas, risos , brincadeiras e isso é leitura. Toda forma de expressão leva a uma compreensão , pois esta envolvida num contexto e este é o x da questão.
Apesar do corre corre da vida , com os pais cada vez mais longe dos filhos (longas jornadas de trabalho que incluem a locomoção até o mesmo) é possível em qualquer ambiente aguçar o desejo de ler, desde que os pais sejam motivados e compreendam a importância e o papel que eles tem neste momento de estímulo , mesmo com pouco tempo, podem sugerir o envolvimento dos pequenos em muitos momentos da vida familiar, pedindo que eles ajudem a montar a lista de compras , leiam bulas de remédio que por ventura os pequenos precisem usar,que ao sair estimulem a identificar o ônibus pela cor , pelo número e pelo nome que eles tem , leiam os nomes de refrigerantes ou qualquer outra bebida ou alimento que seja da rotina de vida da criança. Essas pequenas conquistas, dão grande prazer aos pequenos pois os fazem ter interesse em conhecer mais. Com o estímulo dos pais e um ambiente de sistematização(escola), esta criança terá grandes possibilidades de iniciar seu processo de leitura de forma tranquila e agradável.
Dentro do proposto cabe a escola , trabalhar tudo o que já foi dito , mas principalmente estabelecer com a família a necessidade de se manter este estímulo no ambiente familiar , para que na escola o que for proposto tenha significado, envolvendo-os nas experiências, tornando-os participativos.
Reuniões de pais com oficinas que os auxiliem a estimular o interesse dos pequenos pelo mundo que os cerca, seriam interessantes para garantir o clima de aprendizagem.