DEBATE I
LITERATURA COM LETRAS E SEM LETRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO NORTE DA ITÁLIA
O texto traz uma reflexão sobre a construção da leitura na educação infantil com base nos livros infantis e na contação de histórias, mesmo tendo um apelo mais frequente as diferentes mídias que temos hoje.
A relação que a autora estabelece entre a leitura e a contação de histórias é e sempre será para mim a forma mais completa que a criança tem para apropriar-se da leitura de mundo (que é o ponto de partida para a leitura das letras) e que dá a nós professores a dimensão destes estágios de construção de leitura, afinal ¨quando se conta uma história , é o relacionamento que se cria. (Rizolli,p.6)
Particularmente, comprovo em minha prática, vários trechos descritos pela autora.Principalmente quando se estabelece uma relação de identidade (professor x aluno) onde se torna possível¨provar que o que um sente o outro também pode sentir¨(Rizolli p.6), quando alimentamos a auto estima da criança.¨faz com que ela se sinta importante.¨(Rizolli p.7) e proporcionamos a ela soltar a imaginação, cultivando interesses diversos para que possa responder a situações viverão em suas vidas.¨ouvir histórias...solucionar problemas futuros.¨Rizolli p.9)
O texto é completo no sentido mais amplo da leitura, pois a borda de forma clara todos os aspectos necessários para preparar o caminho da leitura com letras e prova de forma prática como momento"sem letras¨
é importante nesta construção. Como educadores, precisamos refletir e elaborar melhor nossas abordagens, saindo do senso comum estabelecido pela maioria e fincando nosso pé definitivamente num trabalho bem planejado e significante, podendo assim avaliar nossa prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário