domingo, 30 de setembro de 2012

Auto avaliação em cima dos descritores






AVALIAÇÃO DO BLOG EM CIMA DOS DESCRITORES

Realmente,foi muito importante trabalhar com o blog neste semestre , principalmente por ser uma atividade desconhecida , até então. 
Me esmerei em cumprir as atividades propostas, apesar da pouca desenvoltura e de não saber usar com clareza outros recursos , mas acrescentei vídeos,músicas, fotos e imagens. Me envolvi com todos os assuntos abordados e teci meus comentários a cerca dos textos com base na experiencia que possuo aumentando em muito o meu aprendizado.
Foi muito gratificante este trabalho e me abriu um universo de idéias práticas no trabalho docente. E este, ao meu ver, foi o objetivo maior deste portifólio: Encantar todos nós com a possibilidade de uma prática diferenciada e atual, trazendo estes instrumentos atualíssimos para a sala de aula globalizando o conhecimento de forma significativa.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMO PAIS E PROFESSORES PODEM TRABALHAR A LEITURA DAS CRIANÇAS




                                                                                                                                                       Ler é apropriar-se do mundo que nos cerca, seguindo este princípio, desde do ventre materno podemos ter contato com os pequenos, conversando , cantando...e após o nascimento estimulando o bebê com conversas , falas, risos , brincadeiras e isso  é leitura. Toda forma de expressão leva a uma compreensão , pois esta envolvida num contexto e este é o x da questão.
Apesar do corre corre da vida , com os pais cada vez mais longe dos filhos (longas jornadas de trabalho que incluem a locomoção até o mesmo) é possível em qualquer ambiente aguçar o desejo de ler, desde que os pais sejam motivados e compreendam a importância e o papel que eles tem neste momento de estímulo , mesmo com pouco  tempo,  podem sugerir o envolvimento dos pequenos em muitos momentos da vida familiar, pedindo que eles ajudem a montar a lista de compras , leiam bulas de remédio que por ventura os pequenos precisem usar,que ao sair estimulem a identificar o ônibus pela cor , pelo número e pelo nome que eles tem  , leiam os nomes de refrigerantes ou qualquer outra bebida ou alimento que seja da rotina de vida da criança. Essas pequenas conquistas, dão grande prazer aos pequenos pois os fazem ter interesse em conhecer mais. Com o estímulo dos pais e um ambiente de sistematização(escola), esta criança terá grandes possibilidades de iniciar seu processo de leitura de forma tranquila e agradável. 
Dentro do proposto cabe a escola , trabalhar tudo o que já foi dito , mas principalmente estabelecer com a família a necessidade de se manter este estímulo no ambiente familiar , para que na escola o que for proposto tenha significado,  envolvendo-os nas experiências, tornando-os participativos.
Reuniões  de pais com oficinas que os auxiliem  a estimular o interesse dos pequenos pelo mundo que os cerca, seriam interessantes para garantir o clima de aprendizagem. 

terça-feira, 1 de maio de 2012

O PORTIFÓLIO ELETRÔNICO I



  Com base no texto lido, me vi várias vezes nos comentários descritos ou nas abordagens feitas pelo autor,ou quando não na fala das alunas , relatando sua avaliação no uso do portifólio eletrônico. A abordagem feita é significativa e estimulante, já que a ferramenta empregada é ampla no sentido de fornecer muitos outros recursos na construção e reflexão dos textos lidos. Ao iniciar o blog senti um enorme desafio, pois não tenho a desenvoltura dos jovens, para usar essa ferramenta  e tenho aprendido dia a dia a fazê-lo.Tenho tido dificuldades em cumprir os prazos das postagens e usar outros recursos para explicitar minhas idéias, mas estou tentando reverter a situação, até porque tenho gostado muito dessa nova experiência e o que posso concluir desta nova forma de aprendizagem é que com certeza, esta experiência  será muito importante em turmas dos primeiros anos de escolaridade , e assim que tiver condições de colocar essa idéia em prática farei
A avaliação com o portifólio eletrônico torna-se significativa , contextualizada e pelo ato de criação o sujeito esmera-se na compreensão e na organização do mesmo , ainda que com dificuldades.

domingo, 29 de abril de 2012

DEBATE II- O Processo de Aquisição da Escrita na Educação Infantil




O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Contribuições de Vygotsky
(Suely Amaral Mello)

Trabalhos com expressão visam estabelecer relações de identidade, de inteligencia e de construção da personalidade. 
No texto vemos a reafirmação da necessidade de trabalhar a expressão e a contação de histórias e tudo aquilo que permite que a criança construa sua autonomia no processo de leitura escrita, em contrapartida faz uma critica severa a obrigatoriedade de escolarização da criança na educação infantil."a escolarização precoce ocupa o tempo da criança na escola e toma o lugar da brincadeira, do faz-de- conta, da expressão por meio de diferentes linguagens¨ (Mello p.22)
O texto traz as contribuições de Vygotsky a este processo e como critica em 1920 dizia "ensinamos a traçar letras e a formar palavras com elas, mas não ensinamos  a linguagem escrita¨ (Vygotsky, 1995,p.183)
Vygotsky, segunda a autora estabeleceu que entre o gesto e o signo escrito havia dois elementos imprescindíveis  o desenho e o faz-de-conta e que nós professores deveríamos pensar sobre os procedimentos que levam a aquisição da escrita, principalmente sobre o momento mais adequado para influencia do professor no processo de desenvolvimento infantil.
Ao iniciar o ensino das letras mais cedo, pretende-se simplificar os processos da escrita, acentuando o desenho das letras e não o registro de idéias.
A criança passa muito tempo com a execução das tarefas de treino e não tendo mais tempo para desenhar, pintar, dançar, criar...que são as bases da aquisição da escrita ."Sem exercitar a expressão, o escrever fica cada vez mais mecânico...¨(Mello, p.27)
Vemos com frequência em nossas escolas esta prática."A criança erra porque não tem as bases necessárias para dar conta da tarefa que lhe é proposta. Com isso, vai acumulando uma história de fracasso e de cansaço (Mello,p.27)  e depois de tanto esforço da criança e do professor, ela lerá letras mais não entenderá nada. Precisamos repensar nossas praticas partindo das dificuldades que encontramos. Podemos dar muitas coisas basta querermos .                              





DEBATE I
 LITERATURA COM LETRAS E SEM LETRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO NORTE DA ITÁLIA

          O texto traz uma reflexão sobre a construção da leitura na educação infantil com base nos livros infantis e na contação de histórias, mesmo tendo um apelo mais frequente as diferentes mídias que temos hoje.
         A relação que a autora estabelece entre a leitura e a contação de histórias é e sempre será para mim a forma mais completa que a criança tem para apropriar-se da leitura de mundo (que é o ponto de partida para a leitura das letras) e que dá a nós professores a dimensão destes estágios de construção de leitura, afinal ¨quando se conta uma história , é o relacionamento que se cria. (Rizolli,p.6)
        Particularmente, comprovo em minha prática, vários trechos descritos pela autora.Principalmente quando se estabelece uma relação de identidade (professor x aluno) onde se torna  possível¨provar que o que um sente o outro também pode sentir¨(Rizolli p.6), quando alimentamos a auto estima da criança.¨faz com que ela se sinta importante.¨(Rizolli p.7) e proporcionamos a ela soltar a imaginação, cultivando interesses diversos para que possa responder a situações viverão em suas vidas.¨ouvir histórias...solucionar problemas futuros.¨Rizolli p.9)
      O texto é completo no sentido mais amplo da leitura, pois a borda de forma clara todos os aspectos necessários para preparar o caminho da leitura com letras e prova de forma prática como momento"sem letras¨
é importante nesta construção. Como educadores, precisamos refletir e elaborar melhor nossas abordagens, saindo do senso comum estabelecido pela maioria e fincando nosso pé definitivamente num trabalho bem planejado e significante, podendo assim avaliar nossa prática.


quinta-feira, 19 de abril de 2012

LINGUAGENS INFANTIS outras formas de leitura

LINGUAGENS INFANTIS



O texto traz em seu conteúdo uma abordagem minuciosa da construção da leitura infantil em seu universo mais amplo, cercando as diferentes formas de entendimento do assunto e fazendo um paralelo com a história da escrita, seu surgimento , sua função , seus aspectos tecnológicos. Evidenciando o desafio da educação infantil que é proporcionar condições para que estas crianças cresçam críticas e com direitos, participando de todas as etapas da construção da leitura e da escrita.









sexta-feira, 13 de abril de 2012

O caderno

 

O Caderno

 

Toquinho



Sou eu que vou seguir você                         
Do primeiro rabisco
Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer...(2x)